Transmissor de FM - PLL

Projeto retirado de uma versão antiga do site http://users.hotlink.com.br/jmlobo/. Já entrei em contato com o Mauro Lobo e ele disse que vende o PIC já programado. O Motorola e o POS são mais difíceis de encontrar. Em anexo, seguem lista de componentes, placa de circuito impresso e alguns datasheets. A potência de saída é da ordem de mW, mas é possível ligá-lo num amplificador de RF. O importante mesmo é que o oscilador é PLL. Se alguém tiver boa experiência em silk-screen, por favor entre em contato :)

"Caro hobbista,

Por muito tempo andei pesquisando na internet por um transmissor de FM controlado por PLL que tivesse no mínimo as seguintes características: Estabilidade e Excelente qualidade de áudio. Achei vários, tais como: "Veronica", "Broadcast Wareho use", "Wavematch" "Panaxis" etc. Certo dia resolvi montar o meu próprio. Disponho nessa página: O esquema, desenho da placa de circuito impresso e lista de peças. Se você quiser elevar a potência de saída, use o esquema do amplificador, que está na lista de downloads. Para uma aplicação mais séria, por exemplo: Broadcast, intercale o filtro passa-baixa entre o transmissor e antena ou entre a etapa de amplificação seguinte. Divirtam-se !

José Mauro Lôbo

Especificações

Faixa de frequência 87,9 a 107,9 Mhz
Alimentação 13,8 a 18 VDC.
Potência de saída 10 a 350 mW.
Dimenssões da placa 95,70 x 75,30mm

Perguntas e Respostas:

P: Qual o alcance deste transmissor ?

R: O alcance de transmissores de Fm depende de vários fatores, dentre eles: Tipo de antena usada, altura do mastro da antena, topografia do terreno, presença de obstáculos, potência do transmissor e principalmente da SENSIBILIDADE do receptor. Por exemplo: No ultimo teste que fiz conectei o transmissor a uma antena dipolo disposta na vertical e a coloquei na janela do meu apartamento (15° andar). Com um radio simples a pilhas tipo walkman e sintonia analógica saí a pé pelo quarteirão, a transmissão alcançou cerca de 400 metros. Já no meu som do carro, um PIONEER que é um equipamento muito mais sensível, o alcance foi de aproximadamente 4 Km em linha reta.

P: O transmissor é stereo ?

R: Não, se você quiser transmitir um sinal stereo terá que conectar antes da entrada de áudio um multiplexador.

P: Quantos cristais vou ter que usar para cobrir toda a faixa de FM ?

R: Somente 1. O transmissor usa tecnologia de sintetização de freqüências, será necessário apenas um cristal oscilador que p
ode ser de 4Mhz ou 3Mhz ou 1Mhz.

P: Não encontro os componentes para a montagem do transmissor, onde posso encontra-los ?

R: Apenas 2 componentes deste transmissor são realmente muito difíceis de ser encontrados aqui no Brasil, são eles: O C.I MC - 145170 da Motorola e o V.C.O POS-150 da minicircuits. Até agora, eu não conheço nenhuma firma ou loja que os venda, mesmo nos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Os que uso no transmissor, compro nos E.U.A através de cartão de crédit o e nas seguintes empresas: POS-150 na (http://www.minicircuits.com) e o MC145170 na (http://www.futureelectronics.com). Se alguém tiver qualquer informação de alguma firma que os venda aqui no Brasil, por favor me avise.

P: O transmissor é vendido em Kit ?

R: Não, só montado e testado. Somente o PIC (16F84) pode ser vendido separadamente e já programado.

P: O que acompanha o transmissor ?

R: O transmissor é vendido EXATAMENTE como na figura que ilustra o site. Para faze-lo funcionar, você terá que conectar uma fonte de alimentação (14 a 18 VDC) com boa filtragem e que seja capaz de fornecer no mínimo 500mA. além de uma caixa metálica, conectores para a antena, áudio etc.

P: Como faço para alterar a freqüência de trabalho ?

R: Veja no esquema técnico, do lado esquerdo, existem duas chaves momentâneas, PB-1 e PB-2, ao acionar PB-1 a freqüência sobe de 200Khz o que é a mesma coisa que 0,2MHz. (ex: 100,1MHz + 200KHz = 100,3MHz) Já acionando PB-2 a freqüência diminui 200 KHz (ex: 95,9MHz - 200KHz = 95,7MHz). Essas chaves são simplesmente terminais na placa de circuito impresso onde são curto-circuitados com um pequeno pedaço de fio.

P: Ao religar o transmissor terei que programar novamente a freqüência ?

N: Não, o transmissor, através de uma memória não volátil que esta dentro do PIC, registra a ultima freqüência selecionada. Ao religar, a freqüência de transmissão será a ultima em que o transmissor estava operando quando foi desligado.

P: Por quanto tempo o transmissor guarda essa informação sobre a ultima freqüência se permanecer desligado?

R: Segundo a Microchip, fabricante do PIC a EEPROM do 16F84, que é usado no transmissor pode reter os dados por cerca d
e 100 (cem) anos."

AttachmentSize
esquema.pdf28 KB
lispe.pdf89 KB
lowpass.pdf8 KB
mc145170.pdf374 KB
pic16F8x.pdf1.97 MB
pos150.pdf53 KB
pcb.jpg72.4 KB
pcb2.jpg32.97 KB
pcb3.jpg31.04 KB
transmissor.jpg16.65 KB

Comments

Interesse em transmissores

Gostaria de saber do dono do tópico se ele tem MSN e se tiver me add jlpro907@hotmail.com, pois gostaria de saber mais informações sobre os mesmos.

Transmissor de FM - PLL

rhatto, já sabe onde encontrar o MC-145170 da Motorola e o POS-150 da minicircuits?

[]'s
ZAS

sobre o MC

Eu possuo um componente acima especificado. Poslso vender. Nunca foi usado. comprei e não me interessei mais.

transmisor FM

Busca en DICOMSE.COM Empresa Argentina que trae de todo

Transmisor EM

DICOMSE.COM es una empresa que envia a toda sudamerica componentes electronicos, esta en Argentina.

ZAZ, nesses dois sites que o

ZAZ, nesses dois sites que o Mauro Lobo passou dá pra comprar ambos componentes. Em lojas ainda não achei, mais fácil mesmo comprar por esses sites e fazer um estoque.

Aqui há uma página interessante sobre o POS-150.

PLL Stereo Microcontrolado

Vendo PLL Stereo microcontrolado 1w
230 reais
technokits@bol.com.br

Transmissor de FM 15watts

Projeto Acabado

Estou trabalhando agora com transmissor de FM de 15w, a qualidade é muito boa por ser stereo e pll. Estou motando sem a fonte que o comprador deve conseguir depois. A fonte deve ser de 12v ou 13,8v por 5amp. no minimo. Em testes realizados em minha cidade usando uma antena plano -terra consegui 8km com sinal forte. Montado em caixa de ferro preta com otimo acabamento e leds para monitorar saida de rf e pll locked. Já tenho 5 unidades montadas e testadas pelo valor unitário de R$475,00. Interessados comunicar pelo e-mail: technokits@bol.com.br , como trabalho fora os transmissores serao despachados somente sexta ou sabado. Qualquer duvida entre em contato por e-mail.

Obrigado

Carlos

Sem Resposta

Também envie e-mail para o anunciante más ele não respondeu...

compra do transmissor anunciado

compro o transmissor anunciado por favor fazer contato comunidademvc@hotmail.com

transmissor

Bom dia, ja enviei varios e-mail(technokits) e ate hoje não obtive resposta, pode me enviar catalogo de seus transmissores? preciso de um de 1 à 15W PLL, pode me ajudar? hlisita@hotmail.com . grato.

Compontentes

Para conseguir essas peças aqui no Brasil mande um e-mail p/ sandro@apoiotecnico.com.br

Transmissor de FM

Transmissor de FM